sexta-feira, 4 de novembro de 2011
domingo, 30 de outubro de 2011
um perfeito olhar artístico
[Stan Brakhage]
sábado, 8 de outubro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
contra a interpretação

A interpretação é a vingança do intelecto sobre a arte. Mais do que isso. É a vingança do intelecto sobre o mundo. Interpretar é empobrecer, esvaziar o mundo. Quando reduzimos a obra de arte ao seu conteúdo e depois interpretamos isto, domamos a obra de arte. A interpretação torna a obra maleável, dócil.
[Susan Sontag]
quarta-feira, 6 de julho de 2011
trattato della pittura

Como chegamos à conclusão de que a poesia é de suma compreensão dos cegos, e a pintura faz o mesmo com os surdos, daremos mais valor à pintura que a poesia, pois a pintura serve a um sentido melhor e mais nobre que a poesia. E essa nobreza provou-se ser assim três vezes maior que a dos outros três sentidos, já que a perda dos sentidos da audição, do olfato ou do tato foi preferido à perda da visão, pois quem perde a visão, perde a vista e a beleza do universo e assemelha-se à alguém que foi enterrado vivo dentro de uma sepultura na qual poderia viver e se mover. Não vês tu que o olho abraça toda a beleza do mundo...
[Leonardo Da Vinci]
quarta-feira, 1 de junho de 2011
são tantas as verdades

Um dos artistas mais contundentes de sua geração, José Leonilson revela a contemporaneidade em todas as suas obras. Cearense de nascença, mas paulistano de vivência, Leonilson abre suas vísceras através da arte e revela sua vida como um diário íntimo na exposição Sob o Peso dos Meus Amores.
Pintor, desenhista, escultor. Desde cedo, não se adaptando ao traço e tipo de linguagem que propunham enquadrá-lo, abandonou o curso de educação artística na Faculdade Armando Álvares Penteado para dar início ao que viria a ser um ingente legado artístico-contemporâneo brasileiro. Com cerca de 300 obras, Sob o Peso dos Meus Amores propõe uma reflexão da arte como meio de expressão de angústias, amores e vivências. O que pode ser sutilmente observado pela forma do tema amoroso ser por vezes associado à espiritualidade.
Com obras nitidamente íntimas, revela-se tão intensamente o infinito particular do artista que acaba por tornar-se universal, a ponto dos espectadores mergulharem e se identificarem com os temas propostos. Paralelamente, a expografia atua em conjunto, influindo uma atmosfera que faz o visitante adentrar na intimidade do artista.
Instalação, pintura, recorte, bordado, esferográfico. O advento da arte contemporânea possibilitou a utilização de diversas formas de expressão, podendo estas serem escolhidas livremente dependendo do projeto a ser realizado. Com obras que se aproximam do surrealismo, fovismo e dadaísmo, Leonilson produz uma fusão do afetivo e artístico, movido pela necessidade de registrar sua subjetividade, onde enfoca-se o questionamento do destino do sujeito.
Tomando consciência da necessidade de constituir com as palavras uma linguagem própria, Leonilson criou uma narrativa poética por meio de versos e frases soltas que integraram toda a sua obra. Juntamente com peças catalográficas, listas, números, inventários e uma intensa utilização de bordados e vois, o artista cria uma atmosfera multíplice que faz o visitante tomar conhecimento das várias faces do amor.
Com obras concentradas no curto período dos dez últimos anos de sua vida, Leonilson levou questões e tensões pessoais para o próprio trabalho. Inspirado pelas cidades que visitou, seus amores e, a partir de 1991, na descoberta de ser portador do HIV, a exposição releva-o como maior artista expoente de sua geração.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
mais do mesmo

É com grande felicidade que começo mais um blog em minha vida. Desta vez terá paixão. A minha eterna paixão por arte me motivou a criar um blog em que este conteúdo seja analisado, refletido, criticado, ou até mesmo simplesmente maravilhado.
See ya!
A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
[Leonardo da Vinci]